Home » » POLITICAMENTE INCORRECTO

POLITICAMENTE INCORRECTO

Written By irvan hidayat on Selasa, 09 Maret 2010 | 03.26

O FC Porto joga hoje em Londres a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, e com isso, a hipótese de salvação da época - afastado que está da conquista do título, e partindo do princípio que nem Taça da Liga, nem mesmo Taça de Portugal, serão suficientes para aquecer a alma do Dragão.
Conheço muitos benfiquistas (alguns deles destacados) que irão torcer pelos azuis-e-brancos. Não são a maioria, mas estou em crer que, globalmente, constituem um número significativo. É o patriotismo a falar mais alto. É o politicamente correcto a ditar as suas leis.
Não me peçam para fazer parte desse grupo. Com toda a honestidade, desejo que o Arsenal ganhe e o FC Porto seja eliminado. Não irei sofrer com o jogo (vou vê-lo com total tranquilidade), e nenhum resultado me fará chorar, mas se pudesse escolher, o Arsenal seguiria em frente.
Nem sempre pensei assim, e recordo-me de, na inocência dos verdes anos, ter ficado feliz com o triunfo do Porto em Viena. Um ano depois assisti pela TV, chocado, aos festejos na baixa portuense após o penálti falhado por Veloso em Estugarda, e desde então a minha posição sobre o assunto alterou-se, variando de acordo com as temporadas e as ocasiões. Agora é assim.

O tema merece ser analisado. Até porque entra em linha de conta com diversos factores, quer no âmbito das emoções, quer quanto ao pragmatismo dos pontos, ou do desgaste que as provas europeias acarretam. Direi por exemplo que, caso o FC Porto estivesse na discussão do título com o Benfica talvez me agradasse a sua continuidade na Europa de modo a dispersar assim as suas atenções e esforços. Tal como tenho a certeza que, no dia em que Pinto da Costa desaparecer, irei passar olhar o FC Porto com outros olhos - certamente com muito maior respeito -, sendo então capaz de torcer pelos seus sucessos internacionais, como o faço quando jogam Braga, Guimarães, Nacional e todos os outros, entre os quais, e na maioria dos casos, também o Sporting.
Muito embora, no meu ponto de vista, a verdadeira e única representação do país seja a Selecção Nacional, e os clubes sejam hoje autênticas multinacionais desportivas, cujos laços de identidade patriótica são pouco mais que residuais, a verdade é que o sistema de pontuações da UEFA também obriga a reflexões. Uma boa temporada europeia de Benfica, FC Porto e Sporting (como esta vai sendo), pode significar benefícios para todos nos próximos anos. E isso também deve ser ponderado.
Mas, na conjuntura actual do futebol português, trocava bem uns pontinhos do FC Porto no ranking pela instabilidade estrutural e financeira que uma eliminação em Londres seguramente traria ao clube. Trava-se neste momento uma batalha doméstica pela hegemonia no futebol português dos próximos anos, e dessa luta o FC Porto ainda não está afastado. O que resta desta temporada é particularmente relevante para aquilo que pode vir a ser a próxima, e uma caminhada portista até a uma nova final europeia (coisa que, diga-se, com Bordéus, Lyon, Fiorentina e Sevilha possivelmente apurados, não é de colocar de parte) poderia alterar radicalmente o sentido da história que se vai pressentindo internamente. Uma passagem aos quartos-de-final ainda será tolerável, mas mais do que isso poderá pôr em causa os novos equilíbrios que se desenham no futebol português, e acabará por se tornar, indirectamente, prejudicial ao Benfica. Assim sendo, o mais prudente seria a coisa ficar resolvida já hoje.

PS: Ficou expresso o meu desejo. Outra coisa é a minha antevisão daquilo que pode acontecer. Essa aponta para a forte possibilidade do FC Porto, mesmo em crise, passar a eliminatória.

Share this article :

0 komentar:

Posting Komentar

Diberdayakan oleh Blogger.
 
Support : Inaprofit.com | Ndybook | Paidtoface.com | Inashop.tk | Storecommunity.tk
Copyright © 2013. Berita Liga super indonesia Terbaru - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Community
Proudly powered by Blogger Power By: Inaprofit.com